Girassol

PEPITA DE GIRASSOL

A pepita de girassol é a semente do girassol descascada (Helianthus annuus, planta da família das Solanáceas). É uma semente bastante oleosa (~50% de gordura). Existe diferentes variedades de girassol: algumas variedades são focadas para extração de óleo (maior % de gordura) e outras para o consumo como petisco e para panificação. 

INFORMAÇÕES NUTRICIONAL

A semente de girassol é um alimento muito rico em vitamina Evitamina B1, magnésio, ferro e cálcio. É também rica em proteína e fibras. A grande quantidade de ácido linoleico e vitaminas B1 e E a torna muito útil em caso de arteriosclerose ou excesso de colesterol.

OFERTA E DEMANDA GLOBAL

Oferta: A produção global de semente de girassol é de cerca de 41 milhões de tons por ano (FAO, 2014). Os maiores produtores são: Ucrânia (10 milhões de tons), Rússia (8,5 milhões de tons), China e Bulgária (2,4 milhões de tons cada).

O Brasil é um pequeno produtor, com uma produção de somente 128 mil tons anuais, concentrado no MT (55%), GO (24%) e MG (15%). Na América do Sul, o maior produtor é a Argentina com uma produção de 2,1 milhões de tons. A colheita do girassol no Brasil ocorre no meio do ano (Julho/Agosto).

O Brasil é auto suficiente na produção de girassol. É importador de uma pequena quantidade (6-7 mil tons por ano), vinda praticamente da Argentina (90%) e Bulgária (8%). 

Demanda: A semente de girassol pode ser consumida em sua forma integral (semente) ou em óleo. Grande parte da produção de girassol vai para indústrias de extração de óleo; e somente um pequeno volume é utilizada como snacks ou ingredientes para panificação.  

Nos EUA e na Europa, é comum se consumir o girassol torrado e salgado com casca como um aperitivo. No Brasil, isso ainda não virou um hábito. 

Para o uso industrial, as indústrias de panificação e de biscoitos utilizam a pepita de girassol (que é a semente já descascada). A pepita de girassol também pode ser consumida em saladas, bolos e barra de cereais. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Google+ Icon

Gomah Alimentos - 2014

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now