Linhaça

A LINHAÇA 

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), original da Ásia. É uma semente bastante oleosa (~38% de gordura). Ela possui duas variedades: dourada e marrom. 

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS 

 A linhaça é rica em fibras, ácidos graxos e proteína. Dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Omega 3, Omega 6 e Omega 9. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%). A linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas devido aos compostos antioxidantes  anticancerígenos. 

OFERTA E DEMANDA GLOBAL

Oferta: A produção global de linhaça é de cerca de 2,8 milhões de tons por ano (FAO, 2017). Os maiores produtores são o Cazaquistão (680.000 tons), Rússia (610.000 tons) e Canadá (500.000 tons).

O Brasil é um pequeno produtor, com uma produção de somente 6 mil tons anuais (concentrado no Rio Grande do Sul). Na América do Sul, o maior produtor é a Argentina com uma produção de 14 mil tons.

Por ser uma safra de inverno, a colheita da linhaça no Brasil ocorre no final do ano (Novembro e Dezembro). A produção brasileira é praticamente colhida no Rio Grande do Sul. O Brasil não é auto suficiente na produção de linhaça. Importamos anualmente cerca de 3 mil tons, sendo 95% desse volume da Argentina e os 5% restantes do Canadá.  

Demanda: A linhaça pode ser consumida em sua forma integral (semente), farinha e óleo. 

Grande parte do consumo de linhaça é feito em forma de óleo. Seu óleo possui diversas aplicações químicas, entre elas secante de tintas, vernizes e corantes. Seu óleo também pode ser utilizado na culinária, embora esse não seja um hábito do brasileiro. 

Sua semente é utilizada em grande maioria pela indústrias de panificação e de biscoitos. Na Europa, é comum o consumo da semente de linhaça junto com batatas. Na Índia, é comum a torrar o grão e consumir junto com arroz. No Brasil, a semente de linhaça também é consumida em saladas, bolos e barra de cereais. 

A farinha de linhaça é consumida geralmente com iogurte, bolos e salada de frutas. 

DICAS PARA AS INDÚSTRIAS

1) A linhaça (semente do linho) é uma cultura de inverno no Brasil. O Rio do Grande do Sul é o maior estado produtor do Brasil. Seu ciclo curto, de 150 dias, é ideal para o plantio em junho e colheita no final de outubro / começo de novembro.

2) A farinha de linhaça deve ser estocada a vácuo (ou com o mínimo contato ao ar) para se evitar oxidação, e consequentemente a rancidez da farinha. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Google+ Icon

Gomah Alimentos - 2014

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now